Com baixa procura, Secretaria de Saúde descredencia Covidário

Sintomas gripais voltarão a ser atendidos nas ESFs

Por Maria Lúcia Fernandes 26/12/2021 - 09:54 hs
Foto: Arquivo/DICOM

Com baixa procura, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu não renovar o credenciamento de ala da UBS ‘Manoel Rodrigues da Silva – Postão’, que funcionava como ‘Covidário’, para 2022.

Segundo a secretária de Saúde, Daiane Pupin, os atendimentos na unidade caíram bastante nos últimos meses em função do avanço da vacinação em massa, o que contribuiu positivamente para a queda no número de casos positivados em Aparecida do Taboado.

Com isso, foi decidido descredenciar a unidade que funcionava exclusivamente para atendimento a pacientes de Covid-19. “A partir de agora, com o número de casos mais controlados, a gente conseguirá fazer os atendimentos nas próprias unidades de Saúde”, explicou ela, informando que pacientes com sintomas gripais voltarão a ser atendidos nas Estratégias de Saúde da Família e, em caso de positivação, serão seguidos todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Daiane ainda destacou que o Governo Municipal pretende utilizar os recursos que deixarão de ser gastos com o Covidário para fazer o credenciamento de novos médicos especialistas para o Município. Segundo ela, a partir de janeiro, Aparecida do Taboado poderá contar com mais duas especialidades médicas: Urologia e Gastroenterologia, “já estamos trabalhando nisso”, garantiu a secretária.

O Covidário foi implantado no dia 17 de março de 2020 e chegou a registrar 1.500 atendimentos por mês no pico da pandemia. Ao todo, foram realizados 34.633 atendimentos desde sua instalação. A unidade será desativada no dia 31 de dezembro de 2021.

Por Camila Helem – Diretoria de Comunicação