Legislativo aparecidense apresenta Moção de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito Djalma Furquim

Por Maria Lúcia Fernandes 24/03/2025 - 10:50 hs
Foto: Maria Lúcia

Os vereadores aparecidenses Ber Galter, Claudia Padim, Dra. Amanda Tolentino, Matheus Costa, Jucleber Bim, Maurão, Pinduca, Amanda da Saúde, Patrícia da Saúde, Gilsinho do Binega e Marcelo Jardineiro, apresentaram na 8ª sessão ordinária de 2025, realizada em 24 de março, uma Moção de pesar por falecimento, à família do saudoso Djalma Lucas Furquim, pelo seu passamento ocorrido no dia 11 de março de 2025, na cidade de Campo Grande - MS.


Justificando a referida Moção de Pesar, os parlamentares declararam que o saudoso Djalma Lucas Furquim, era filho de família tradicional de Aparecida do Taboado, nascido em São José do Rio Preto - SP, em 14 de novembro de 1953.

Ele era, neto do saudoso Ajax Furquim Leite, primeiro prefeito eleito de Aparecida do Taboado e filho do saudoso Ajax Ramos Furquim e de Dona Albertina Lucas Furquim (Dona Lola), a primeira mulher a se eleger vereadora em Aparecida do Taboado. Djalma Furquim herdou de seus ancestrais o gosto pela política e o amor e proteção ao povo da nossa terra.

Djalma Furquim era casado com a saudosa Alessandra Maria Mendes Fusco Furquim, falecida em 17 de junho de 2023. Djalma deixou saudosos os filhos Raísa Fernanda Fusco Furquim, Maria Lígia Mendes Fusco Lucas Furquim, Fernando Diogo Camuci Furquim e Guilherme Francisco Ferreira Lucas Furquim.

 “Djalma Furquim”, como era popularmente conhecido teve sua vida voltada para as causas públicas e sociais. Sempre esteve presente na vida política de nossa cidade. Era formado em Direito pela FADIR – São José do Rio Preto, e por vários anos foi um advogado atuante em nossa comarca.

Elegeu-se por dois mandatos como vereador nos seguintes períodos: 12ª Legislatura: de 1º de janeiro de 1993 à 31 de dezembro de 1996 e 13ª Legislatura: de 1º de janeiro de 1997 à 31 de dezembro de 2000.

Foi Presidente da Câmara Municipal, no biênio de 1993/1994. Foi Prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, na gestão de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008, quando fez uma administração voltada ao social, à saúde do nosso povo e a continuidade do desenvolvimento industrial da nossa terra. Djalma também foi candidato a deputado estadual em duas eleições e a Prefeito Municipal em seis eleições.

Aparecida do Taboado perdeu um dos seus filhos ilustres, deixando uma lacuna difícil de ser preenchida no coração dos familiares e amigos, porém deixou sua marca entre as pessoas de bem e que jamais será esquecido, pois faz parte da nossa história.                                            

Os objetivos que pautaram toda a sua existência foram o trabalho, o bem-estar do próximo e a vida simples. Com sua partida, ainda que dolorosa, deixa além da saudade, a certeza do dever cumprido, e o seu exemplo, com certeza, será o maior legado que ficará aos seus familiares.

A   Moção foi encaminhada aos seus filhos e familiares, de maneira a transmitir os sentimentos de pesar, da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado acreditando que DEUS dará a toda a sua família, o conforto espiritual necessário, e que o tempo se encarregará de amenizar o sofrimento pelo qual estão passando.